Cerimonial
e Protocolo
Por
trás de todos eventos sempre existe uma grande preparação, vai desde um jantar
social ao um mega evento ou até mesmo recepção de pessoas do poder, digo
presidência e em geral.
A
ordem de como se senta em uma mesa, a forma como é servido o almoço/jantar ou a
ordem dos talheres também é algo do cerimonial e protocolo.
E
todo aquele planejamento de uma cerimônia de matrimonial? Fazer com que um
casamento ou qualquer evento seja bem sucedido não é tão fácil quanto se pensa.
Bem
vamos lá, vou te explicar como é: primeiro você precisa ter noção do que é um
mestre de cerimonia, mais antes vamos a denominações.
Cerimonial- é uma sequencia de
acontecimentos.
Protocolo- é normas e regras que regem o
cerimonial, seu objetivo é dar a cada um dos participantes de um evento as
prerrogativas, privilégios e imunidades a que tem direito.
Etiqueta- é a conduta pessoal do
indivíduo perante a sociedade, é mutante.
Cerimonial
do Brasil- decreto
número: 70.274-09/03/1972, este decreto determina as normas de Cerimonial
Público e estabelece as regras de Precedência.
Conceito
de Precedência- “Primazia
de uma Hierarquia sobre a outra e tem sido, desde os tempos antigos, em todas
as partes, motivo de normas escritas, cujo não acatamento provoca desgraças” –
Blanco Villalta, Buenos Aires, 1981.
A
precedência é o ponto crucial e a base do cerimonial, os critérios por meio dos
quais podem ser estabelecidos precedências nem sempre são estanques; pelo
contrario, somam-se ou completem-se. O manejo desses critérios chega a ser uma
arte.
Os
critérios para precedência á: da força; nobiliárquico; antiguidade histórico;
antiguidade/antecedência; econômico; anfitrião; idade; sexo; interesse; ordem
alfabética; honorifico.
Hierarquia- é a ordenação em diferentes
níveis, existe em todas as sociedades organizadas.
Exemplo:
família: pais e filhos; trabalho: hierarquia funcional; vaticano: hierarquia
eclesiástica.
Quebra
de Protocolo- Transgressão
de uma determinada regra, norma ou disciplina, por alguma razão pessoal do
sujeito principal da ação. Em alguns casos, o abandono ou relaxamento das
normas que gera a quebra de protocolo, tem origem no desejo de agradar, de se
fazer simpático ou ainda numa reação espontânea e humana, caso este, em que a
quebra de protocolo é aceitável.
O
mestre de cerimonia é o responsável pela apresentação do evento. Ele deve falar
de um púlpito à esquerda da mesa principal e bem visível para a plateia.
Ele
deve ser discreto; ter voz com tom coloquial; possuir boa leitura e dicção; ter
atitudes simpáticas, porém sérias; ser organizado; saber usar corretamente o
microfone; ter uma postura correta na tribuna; conhecer as partes que
compõem uma solenidade ou cerimonia; atear-se a pauta, sem promover acréscimos
de informações ou destaque de pessoas e vestir-se adequadamente.
Mais
afinal o que é um evento? É um acontecimento que visa a informação e a
comunicação de uma público alvo pré-definido através de ações planejadas. A
classificação dos eventos por porte:
Pequeno- até 150 participantes
Médio- entre 150 e 500 participantes
Grande- entre 500 e 5 mil participantes
Megaevento- acima de 5 mil participantes
Fila
de Cumprimentos- as
filas de cumprimentos são utilizadas para reverenciar anfitriões, convidados
especiais e homenageados no momento dos cumprimentos. Organiza-se da esquerda
para a direita.
A
precedência é o anfitrião, seguida do convidado especial ou homenageado, esposa
do anfitrião, esposa do convidado especial ou homenageado.
E
pra quem não sabe, a composição de mesa é simples, a designação dos lugares à
mesa, é necessário usar a designação correta para cada tipo de mesa.
Mesa
diretora- é utilizadas
em eventos informativos, questionadores ou expositivos. Chama-se primeiro o
Presidente da República ou o Vice-Presidente, na falta destes, o anfitrião –
que ocupa o centre da mesa. Depois a maior autoridade presente fica à direita,
o próximo à sua direita, o próximo à sua esquerda e assim por diante.
Numero
ímpar de Participantes
A
disposição é feita a partir do centro da mesa e não da visão da plateia
Numero
par de participantes
Neste caso, usa-se a linha imaginária como o centro da
mesa, a partir dai, coloca-se as autoridades.
Cuidado...
na determinação dos lugares, considere o tipo de evento que está realizado.
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