quarta-feira, 11 de maio de 2016

Cerimonial e Protocolo

Cerimonial e Protocolo
Por trás de todos eventos sempre existe uma grande preparação, vai desde um jantar social ao um mega evento ou até mesmo recepção de pessoas do poder, digo presidência e em geral.
A ordem de como se senta em uma mesa, a forma como é servido o almoço/jantar ou a ordem dos talheres também é algo do cerimonial e protocolo.
E todo aquele planejamento de uma cerimônia de matrimonial? Fazer com que um casamento ou qualquer evento seja bem sucedido não é tão fácil quanto se pensa.
Bem vamos lá, vou te explicar como é: primeiro você precisa ter noção do que é um mestre de cerimonia, mais antes vamos a denominações.
Cerimonial- é uma sequencia de acontecimentos.
Protocolo- é normas e regras que regem o cerimonial, seu objetivo é dar a cada um dos participantes de um evento as prerrogativas, privilégios e imunidades a que tem direito.
Etiqueta- é a conduta pessoal do indivíduo perante a sociedade, é mutante.
Cerimonial do Brasil- decreto número: 70.274-09/03/1972, este decreto determina as normas de Cerimonial Público e estabelece as regras de Precedência.
Conceito de Precedência- “Primazia de uma Hierarquia sobre a outra e tem sido, desde os tempos antigos, em todas as partes, motivo de normas escritas, cujo não acatamento provoca desgraças” – Blanco Villalta, Buenos Aires, 1981.
A precedência é o ponto crucial e a base do cerimonial, os critérios por meio dos quais podem ser estabelecidos precedências nem sempre são estanques; pelo contrario, somam-se ou completem-se. O manejo desses critérios chega a ser uma arte.
Os critérios para precedência á: da força; nobiliárquico; antiguidade histórico; antiguidade/antecedência; econômico; anfitrião; idade; sexo; interesse; ordem alfabética; honorifico.
Hierarquia- é a ordenação em diferentes níveis, existe em todas as sociedades organizadas.
Exemplo: família: pais e filhos; trabalho: hierarquia funcional; vaticano: hierarquia eclesiástica.
Quebra de Protocolo- Transgressão de uma determinada regra, norma ou disciplina, por alguma razão pessoal do sujeito principal da ação. Em alguns casos, o abandono ou relaxamento das normas que gera a quebra de protocolo, tem origem no desejo de agradar, de se fazer simpático ou ainda numa reação espontânea e humana, caso este, em que a quebra de protocolo é aceitável.
O mestre de cerimonia é o responsável pela apresentação do evento. Ele deve falar de um púlpito à esquerda da mesa principal e bem visível para a plateia.
Ele deve ser discreto; ter voz com tom coloquial; possuir boa leitura e dicção; ter atitudes simpáticas, porém sérias; ser organizado; saber usar corretamente o microfone;  ter uma postura correta na tribuna; conhecer as partes que compõem uma solenidade ou cerimonia; atear-se a pauta, sem promover acréscimos de informações ou destaque de pessoas e vestir-se adequadamente.
Mais afinal o que é um evento? É um acontecimento que visa a informação e a comunicação de uma público alvo pré-definido através de ações planejadas. A classificação dos eventos por porte:
Pequeno- até 150 participantes
Médio- entre 150 e 500 participantes
Grande- entre 500 e 5 mil participantes
Megaevento- acima de 5 mil participantes
Fila de Cumprimentos- as filas de cumprimentos são utilizadas para reverenciar anfitriões, convidados especiais e homenageados no momento dos cumprimentos. Organiza-se da esquerda para a direita.
A precedência é o anfitrião, seguida do convidado especial ou homenageado, esposa do anfitrião, esposa do convidado especial ou homenageado.
E pra quem não sabe, a composição de mesa é simples, a designação dos lugares à mesa, é necessário usar a designação correta para cada tipo de mesa.
Mesa diretora- é utilizadas em eventos informativos, questionadores ou expositivos. Chama-se primeiro o Presidente da República ou o Vice-Presidente, na falta destes, o anfitrião – que ocupa o centre da mesa. Depois a maior autoridade presente fica à direita, o próximo à sua direita, o próximo à sua esquerda e assim por diante.
Numero ímpar de Participantes
         
A disposição é feita a partir do centro da mesa e não da visão da plateia
Numero par de participantes
               Neste caso, usa-se a linha imaginária como o centro da mesa, a partir dai, coloca-se as autoridades.
Cuidado... na determinação dos lugares, considere o tipo de evento que está realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário