sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Terceira Viagem Técnica de Santana e Santa Olímpia.

Viagens técnicas é o que consiste metade do nosso curso, e bom pra ser um bom guia também existe a função do feedback, e como todas “vts” vim por meio deste contar como foi o nosso dia em Santana e Santa Olímpia.
Pra começar, Santana e Santa Olímpia é um bairro de Piracicaba, onde se iniciou através da imigração dos tiroleses no ano de 1892, mantendo viva a memória e tradição tirolesa dos pioneiros, através do folclore, gastronomia, dialeto e modo de viver dos moradores.
Para quem se visita os bairros tem uma impressão de algo pacato do bairro Santa Olímpia porém não se limita a alegria de seus moradores.
A viagem aconteceu no dia 27 de novembro de 2015 comandada pelos professores José Gotardo e Fabrício Medeiros, com 20 atrativos turísticos e muita história! Assim como todos tiveram pontos específicos pra contar as histórias e curiosidades de cada ponto, irei comentar os três pontos comentados por mim (Elizândra Silva), Jackeline Silva e Julia França:

Pontos visitados:
01-  PORTAL TRENTINO
02-  HISTÓRICO DE SANTANA
03-  IGREJA SANT’ANNA
04-  COOPERATIVA DO VINHO
05-  CIRCUITO TRENTINO
06-  FESTA DO VINHO
07-  BANDA NOSTALGIA
08-  GRUPOS DE DANÇAS FOLCLÓRICAS
09-  ESCOLA ESTADUAL DR. SAMUEL NEVES
10-  HISTÓRICO DO BAIRRO DE SANTA OLÍMPIA
11-  MUSEU/CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL DE SANTA OLIMPIA
12-  IGREJA DE SANTA OLIMPIA
13-  PRAÇA PADRE JACOB STENICO/ MONUMENTO AOS FUNDADORES
14-  FESTA DA CUCAGNA
15-  FESTA DA POLENTA
16-  CORO STELLA ALPINA
17-  GRUPO DE DANÇA
18-  CAFÉ TIROL E ROTA TIROLESA
19-  CALVÁRIO/ VIA SACRA/ FONTE
20-  PIZZARIA NONNO GIOTTI

Festa da Polenta

Todos os anos, o Bairro Santa Olímpia promove a tradicional Festa da Polenta, que comemora a imigração trentina para a cidade de Piracicaba. Iniciada em 1992 para festejar o centenário da imigração trentina à Piracicaba, a festa foi repetida em 1993 e somente em 1999 teve sua terceira edição, na comemoração do novo salão paroquial. Com auxílio da prefeitura municipal de Piracicaba, a festa continuou anualmente e torna-se cada vez mais popular, principalmente pela alegria que contagia a todos os seus participantes.
Com o reconhecimento da Prefeitura Municipal de Piracicaba, esta fez com que a animada festa tirolesa entrasse no calendário oficial das festas culturais da cidade. Muitos dos visitantes e turistas de várias partes do Brasil participam da festa com o objetivo de apreciar a cultura trentino-tirolesa do bairro. Assim, a Festa da Polenta propicia, através das apresentações de corais e danças folclóricas do próprio bairro, um final de semana muito animado para seus visitantes.
Além de visitar a festa, é possível conhecer mais sobre a história de Santa Olímpia, através do Centro Histórico-Cultural e dos monumentos e obras existentes no bairro (igreja histórica, via sacra, gruta, etc.). Também são realizados a eleição e o desfile da Rainha e Embaixatriz da Festa da Polenta.
A grandiosa festa, que reúne cerca de 15 mil pessoas, conta com várias atrações gastronômicas. Preparada pelas mammas e nonas do bairro, a polenta concrauti (polenta acompanhada de chucrute, speck e linguiça), é a especialidade da festa e são vendidas milhares.
Também são encontrados demais pratos tradicionais da cozinha trentina/tirolesa, como canederle ou knödel (nhoques de pão com linguiça e especiarias, servidos em uma sopa de frango), a polenta com cuccagna (fritada de ovos com tomates, linguiça, bacon e queijo) o strangola pretti (nhoques verdes), polenta frita, salsichão, os deliciosos gròstoi (pasteizinhos doces), entre outros pratos típicos; também são servidas porções. Todas as especialidades podem ser acompanhadas por boa cerveja, mas os destaques vão para os ótimos vinhos tintos, vinho de laranja e a grappa (destilado da casca da uva), todos de fabricação local.
Além disso, no porão da casa sede, é montada uma aconchegante cafeteria trentina na qual são servidos vários tipos de bebidas quentes, como cappuccino, chocolate quente e café expresso além de alguns tipos de chás. Para acompanhar as bebidas, as moradoras do bairro preparam pães e bolos caseiros. Cada ano, um grupo musical encanta os visitantes da cafeteria tornando o ambiente muito mais agradável.
Sempre realizada no último final de semana do mês de Julho, a Festa da Polenta esquenta o frio do inverno e anualmente tem atraído maior número de visitantes. Muitos descendentes trentinos de outros estados também visitam com frequência a animada festa tirolesa. Com muita animação, musica típica, boa comida, danças folclóricas e a famosa hospitalidade trentina, a festa é a maior atração do Bairro Santa Olímpia e uma das maiores da cidade de Piracicaba.



- Elizândra Silva

Portal Trentino

Localizado na entrada da Colônia Tirolesa de Piracicaba, foi esculpido pelo piracicabano Marco Antonio Cavallari, para representar as famílias que fundaram os bairros Santana e Santa Olímpia.
Curiosidade: a ponta do monumento significa mãos postas como sinal de fé; as flechas simbolizam as direções tomadas pelos imigrantes ao formarem os dois bairros.


- Julia França

Grupo de Dança

O grupo de dança folclórica de Santa Olímpia existe a mais de 10 anos. O grupo existe para manter a tradição do local. Os dançarinos usam roupas típicas da região de Tirol.

O grupo é divido por categorias (crianças, adolescentes, adultos).

Eles também viajam para outras cidades apresentando, viajam inclusive para a região de Tirol, se apresentando e levando o nome do bairro para o mundo todo!


- Jackeline Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário