terça-feira, 11 de agosto de 2015

Tipologia dos Meios de Transporte

Desde o surgimento da humanidade, há necessidade de transportar informações, imagens, carga ou pessoas. Estes deslocamentos só foram possíveis através da abertura de estradas e o desenvolvimento dos meios de transportes.
Quando se fala em turismo, a primeira necessidade que vem ao imaginário do turista são os meios de transportes e alojamento que será utilizado para a viagem, criando a expectativa de hospitalidade, que constitui não apenas como ato de hospedar, mas receber o turista demonstrando que ele não é apenas um objeto de lucro, mas o reconhecimento como ser humano com necessidades e desejos a ser correspondidos. Esses serão possíveis apenas com serviços de boa qualidade desde o embarque. Sendo através de meios de transportes marítimo, rodoviários, ferroviário e aéreos.
Os sistemas de transportes que desencadearão hospitalidade compreenderão desde as condições de estradas ,sinalização, semáforos, higiene e segurança, e até o atendimento na compra do bilhete de passagem.
Os meios de transportes podem constituir ainda como o próprio atrativo turístico não apenas em sua infraestrutura mas na qualidade de serviços oferecidos, e o conteúdo turístico incorporado ao meio.
Transporte Aéreo

Este meio pode ser subdividido em serviços aéreos com horário marcado, serviços sem horários ou charter e táxi aéreos. Os primeiros fazem rotas domesticas internacionais com licenças concedidas pelos governos dos países que servem ou sobrevoam. Tem de operar de acordo com os horários publicados e acordados independentemente do fator da carga de passageiros. As companhias de aviação podem ser de propriedade do estado ou empresas privadas que dependem das políticas dos governos dos respectivos países a que pertencem.

Geralmente a companhia de avião particular será transportadora nacional. Outras transportadoras, segundo a sua importância relativa em relação ao sistema total, são conhecidas companhias de avião de segunda ou terceira força. Aquelas que fornecem serviços locais ou regionais são designadas companhias de manutenção.
Os serviços sem horários ou charter cativam devido ao preço ou tarifa mais atrativo por passageiro.
Os táxis aéreos são aviões particulares de aluguel, geralmente com capacidade para transportarem de quatro a dezoito passageiros, usados sobretudo por executivos de empresas e equipas em diversas viagens para as companhias.
O transporte aéreo é a transportadora dominante para o setor do turismo na maioria dos países. Todavia, embora seja um transporte rápido e cômodo para os destinos mais distantes, em termos de custo total não é mais barato.
Os serviços aéreos atualmente não sobrevivem apenas da sua rapidez e eficiência, pode-se observar isso através das crises atuais das companhias aéreas que hoje estão até mesmo unindo-se a outras companhias para conseguirem permanecer no mercado. As companhias necessitam rever os serviços prestados e colocar o cliente no topo dos seus serviços, oferecendo a eles serviços diferenciados para conquista-lo. A diferenciação não deve ficar apenas no preço mas voltar-se principalmente para a hospitalidade do passageiro, para que a viagem constitua na satisfação do turista.
A qualidade nos serviços pode acontecer se forem oferecidos não apenas em uma pessoa para atender o turista na sua necessidade, mas em alguém preocupado com o bem estar do turista. Devendo ser sempre sorridente, atencioso e calmo, não deve estar escondido por traz de seus uniformes como um robô programado para trabalhar no horário pré- determinado.

Transporte marítimo

Navios de cruzeiro de longo curso, ferries, barcos de rios e canais constituem este setor. Os cruzeiros
marítimos são o segmento turístico que mais cresce no mundo todo. O objetivo do cruzeiro é em grande parte fazer com que seus hospedes desfrutem de ótima infra- estrutura que os navios oferecem, além de visitarem pontos turísticos ao longo da viagem.
Dando atenção maior para os serviços de navios cruzeiros constituindo a maior parte da atividade turística. Este é o responsável por segurar maior tempo os turistas dentro de seu anterior, ele oferece mil coisas de lazer como cassinos, discotecas, compreendendo as mesmas atividades que outros navios oferecem.
Para que os serviços de cruzeiros se diferenciem será necessário voltar atenção para os responsáveis por atendimento tanto direto como indireto,ou seja desde o garçom até a cozinheira ou camareira deixando no imaginário do turista algo que nunca mais se esquecerá. Isso é hospitalidade.

Transporte Rodoviário

Em função da acessibilidade que o modo rodoviário apresenta, ele não apenas compreende boa parte da rede de transporte de uma região, mas também serve como meio de interligação entre outros modos de transporte. No âmbito do turismo, permitiu que um maior nº de viagens fossem realizadas e com cada vez mais freqüência, tornando-se alguns países a primeira forma de transporte no seguimento turístico. Compreendem automóveis particulares, motos bicicletas, carruagem, ônibus e caminhões.

Este meio de transporte tem como elemento essencial na prestação de serviços suas condições físicas, mas como todos os outros meios destacados, não se pode deixar de mencionar a necessidade de funcionário bem capacitado para atendimento ao turista .Acreditamos que ninguém gostaria de viajar com um motorista nervoso, ou calado ao ponto de não falar bom dia para o turista.
Muitas empresas ainda não perceberam o erro que estão cometendo de investir cada vez mais em bens físicos e não investir em recursos humanos a atentar aos pequenos detalhes, sendo que muitas vezes o turista é espantado já na compra do bilhete de passagem ou na compra do pacote. O turista não vai procurar uma empresa só porque a passagem é mais barata, mas analisará todo o contexto, segurança, recepção e conforto e por ultimo o preço.

Tipos de ônibus de viagem: 
Ônibus convencional: esse modelo é o mais básico e com o menor custo benefício. Ele é ótimo para viagens curtas ou para quem quer economizar. Esse tipo de modelo é composto por:
  • 50 lugares;
  • Poltronas pouco inclináveis;
  • Alguns modelos oferecem ar condicionado;
  • Banheiro
Ônibus executivo: esse modelo oferece mais conforto que o anterior e consequentemente tem um valor mais alto também. Ele é ideal para quem quer comodidade com destinos curtos a médios. O veículo oferece:
  • 46 lugares;
  • Frigobar;
  • Poltronas mais reclináveis que a convencional;
  • Ar condicionado;
  • Banheiro;
  • TV e rádio.
Ônibus semi leito: já é uma grande evolução de conforto comparado aos anteriores. Destinados a viagens mais longas, oferecendo um pouco mais de conforto e tranquilidade.
  • 36 lugares;
  • Poltronas bem reclináveis, quase ao ponto de deitar;
  • Apoio para as pernas;
  • Frigobar;
  • Banheiro;
  • Ar condicionado;
  • TV
Ônibus leito: esse ônibus é o mais evoluído e confortável de todos, ideal para viagens muito longas ou cansativas, sendo ideal para quem quer ter conforto total. Esse modelo oferece diversos benefícios:
  • Ar condicionado;
  • Poltronas 180º;
  • Aparelho de TV e DVD;
  • Descanso de pernas;
  • Banheiro

Transporte Ferroviário

A tecnologia ferroviária, que se expandira largamente durante o século XlX , passou a perder cada vez mais importância em muitos países, dentre eles o Brasil. Entretanto, a parir de meados da década de 1960, no Japão, e do inicio da década de 1980, na Europa, o surgimento de trens de alta velocidade permitiu uma maior competição da tecnologia ferroviária não só com o modo rodoviário, as até mesmo com o aéreo. Compreende-se transporte ferroviário de cargas, de passageiros urbano e médio a longo prazo. E transporte ferroviário exclusivamente para fins turísticos.

A hospitalidade neste transporte pode ser destacada no charme que constitui viajar nestes, compreendendo a paisagem o preço e a rapidez.
Quando se fala em transporte - hospitalidade, requer atenção a forma de tratamento do turista antes e durante o seu embarque, no atendimento a compra da passagem seja por telefone ou pessoalmente, na recepção dos funcionários envolvidos, seja motorista ou comissária de bordo, demonstrando a felicidade de te - lo para viajar, os serviços diferenciados, e um guia capacitado.
São todos elementos que irão compor o sistema da hospitalidade. Qual viagem seria agradável se desde o começo já não superasse os fatores determinantes de uma viagem?
Podemos compreender a interdependência de transportes e hospitalidade, destacando assim a necessidade do individuo ao se deslocar de sua residência habitual, buscando um mínimo de conforto, qualidade , proteção, e satisfação de suas necessidades e superar suas expectativas.

Fontes: http://www.revistaturismo.com.br/
http://campioneveiculos.com.br/

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