quinta-feira, 21 de abril de 2016

Funções técnicas

Na grade do curso técnico em Guia de Turismo são obrigatórias algumas viagens com horários a cumprir, essas são chamadas de viagens técnicas (VT). Cada viagem é composta por diversas etapas que são divididas entre o numero total de alunos da turma, e neste post vou explicar cada pedacinho desse que são chamados de funções técnicas.

As funções são sorteadas para todos os alunos e não é permitida a repetição de função para o mesmo aluno, ou seja, se um aluno pegou a função de "bordo liquido" este não poderá executar essa função até o termino do curso. segue abaixo a lista com todas as Funções técnicas.



1. Recepção dos paxs*/ bus list: é a função de checar o horário de chegada de cada passageiro (aluno) e certificar que todos estão com o documento de identidade, o mesmo deve chegar antes de todos os outros e estar sempre com um sorriso no rosto. O bus list é uma lista com o nome e a respectiva numeração da poltrona que cada passageiro.

2. Check list do ônibus: É a checagem do veículo, certificando que o mesmo esta em condições para a viagem e anotando tudo o que ele possui (microfone, frigobar, banheiro, monitor, saída de emergência, etc...), e no inicio do percurso é apresentado aos passageiros as característica do ônibus por esta pessoa.

3. Etiquetar bagagem: Nada mais é do que etiquetar cada mala com a etiqueta que contém os dados do seu respectivo dono, o (a) aluno (a) fica também responsável por guardar as malas no bagageiro do ônibus.

4. Refeição:  A instituição Senac - Piracicaba fornece para cada refeição o valor de R$ 25,00 e o aluno sorteado para realizar esta função tem a tarefa de achar um local agradável e negociar o valor das refeições.
Obs: são três refeições ao máximo, sendo almoço, café da tarde e jantar e em cada uma delas é um aluno que fica responsável.

5. Roteiro: esta é uma das funções mais complexas para os alunos, porque é preciso escolher os atrativos a serem inseridos no roteiro, as rodovias, rotas, e programar todo o percurso, junto com esta função é realizada também a gestão de tempo (citado em alguns posts anteriores).

6. Bordo sólido: essa função assim como o bordo liquido e lixo são dividas em duas etapas como "ida e volta", nada mais é que servir um lanche para os passageiros com o ônibus em movimento, nesta função os alunos aprende o quanto é importante a parceria com o motorista servindo-o sempre por primeiro e assim pedindo para que ele reduza a velocidade, o motorista deve ser o primeiro a ser servido sempre.

7. Bordo líquido: é servido água, suco  ou refrigerante no ônibus logo após o bordo sólido ser servido, algumas regras devem ser seguidas para esta função:

-Sempre comece servindo do passageiro que está sentado na janela para o que esta na poltrona do corredor;
-nunca encostar as mão na borda dos copos plásticos;
-colocar o líquido até a metade do copo, nunca encher até a borda.

8. Bordo lixo: após ser servido o bordo sólido e liquido é preciso passar alguém com um saco de lixo recolhendo o lixo dos paxs para manter a limpeza do ônibus e colaborar com o meio ambiente, um Guia de Turismo deve sempre pensar na natureza.

9. Parada técnica: Quando a viagem tem duração de 2 horas ou mais é obrigatória uma parada técnica para que os passageiros possam usar o banheiro ou simplesmente esticar as pernas, as paradas podem ser realizadas nos Autos postos de combustíveis que tenham suporte para a quantidade de pessoas em sua conveniência como exemplo o Graal.

10. Check in/ roomlist: essa pessoa fica responsável por organizar uma lista com os dados de todos os passageiros para dar entrada no hotel e também escolher as pessoas que irão dividir o quarto.

11. Check out: o aluno negocia a saída dos hóspedes com o hotel.

12. Recreação: é realizada algumas brincadeiras com os passageiros no ônibus para que a viagem fique mais descontraída e gostosa.